sábado, 19 de março de 2022

TIPOS DE ANESTESIA

O conceito de bloqueio local consiste em uma infiltração, no subcutâneo, de uma porção pequena de área com a agente anestésico. o efeito é mais longo do que na forma tópica. Nesse tipo de anestesia, a interrupção dos impulsos nervosos acontece por meio de um bloqueio à condução. feito por interferência no processo de origem do potencial de ação. A infiltração do anestésico nos tecidos é o método mais usado, e os tecidos a serem manipulados ou operados estarão bloqueados para o procedimento. Em um bloqueio de campo, a injeção do anestésico é feita ao redor do tecido a ser operado. É utilizado para pequenas intervenções (retirada de tumores de pele ou subcutâneo, drenagem de líquidos corpóreos superficiais e remocação de corpos estranhos), além do tratamento de feridas traumáticas e do debridamento de tecidos desvitalizados, e para o complemento da analgesia pós-operatória das feridas cirurgicas, nos casos em que não foi possível realizar um bloqueio do neuroeixo. Na anestesia regional, a injeção do agente químico se dá juntamente a troncos nervosos, distante do local a ser operado, acometendo ou não a capacidade motora.

ANESTESIA *Estrutura

Em sua estrutura molecular, os anestésicos têm uma porção hidrofóbica lipossolúvel composta pelo anel aromático e uma porção hidrofílica, representada por um grupo amina. Essas duas estruturas são interligadas por uma cadeia de hidrocarbonetos. O tipo de ligação que une o anel aromático à cadeia de hidrocarbonetos pode ser do tipo éster ou amida e determina a classe do anestésico local, que pode ser aminoacida ou aminoéster. Essa diferença nos 2 grupos confere diferenças importantes, principalmente quanto à metabolização, ao início de ação e à duração de ação dessas drogas. ESTRUTURA DOS NERVOS. A classificação dos nervos pode ser feita pelo diâmetro de suas fibras, presença de mielina, velocidade de condução e função. A importância desses dados na ação do Anestésico Local (AL) será descrita posteriomente.

sexta-feira, 18 de março de 2022

ANESTESIA *Definição

Um Agente Anestésico Local (AL) pode ser definido como uma droga que bloqueia reversivelmente a transmissão do impulso nervoso na região em que foi aplicada, sem afetar o nível de consciência. De maneira geral, os ALs ligam-se aos canais de sódio voltagem-dependente no estado inativado impedindo a subsequente ativação do canal e o grande influxo transitório de sódio associado à despolarização da membrana. Desta maneira, impedem que se haja potencial de ação e o estímulo nervoso não é propagado. O ALs podem ser administrados de inúmeras maneiras, como bloqueios no seu neuroeixo (peridural ou subaracnóideo), bloqueios de nervos periféricos, em infiltrações no subcutâneo e topicamente, para dessenbilizar uma pequena área cutânea por um curto período de tempo.

ANESTESIA LOCAL *Descrição

Nas próximas postagens, serão abordados conceitos referentes aos anestésicos locais - drogas que bloqueiam reversivelmente a transmissão do impulso nervoso localmente, sem afetar o nível de consciência. Esses fármacos têm grande importância em pequenos procedimentos, contudo quadros como formigamento e gosto metálico podem sugerir intoxicação. Os anestésicos locais precisam causar irritação mínima, fazer um bloqueio reversível, ter boa difusibilidade, baixa toxicidade sistêmica, boa eficácia com início de ação rápido e duração adequada, podendo melhorar seu uso com a aplicação de vasoconstritor que limita a absorção do anestésico e prolonga seus efeitos ao mesmo tempo em que reduz seu potencial tóxico. Esse uso é uma etapa importante na demonstração de diversos procedimentos cirúrgicos em provas práticas, como nas suturas.

Dicas de Estudo e Organização

DICAS * Organize-se; * Programe seus estudos determinando uma quantidade de horas por dia para dedicar-se a eles; *Escolha os temas que vai estudar; *Observe as estatísticas de cada especialidade e de cada tema; *Leia os resumos e dê atenção aos ícones de dicas de cada capítulo; *Faça anotações; *Pratique resolvendo os exercícios; *Faça intervalos; isso faz o cérebro reter mais informação. ORGANIZE-SE Determine uma quantidade de horas diárias para seus estudos e procure ter disciplina para cumprir o planejado. Organizar um tempo e tão relevante quanto qualquer outra estratégia de aprendizado. Desta forma, faz parte do planejamento separar o importante do urgente. É sabido que o urgente é o que era importante e deixamos de fazer no prazo correto. Virou urgente em urgente, acabamos nos sobrecarregando em tarefas perdidas e não recuperamos mais o planejado. Sendo assim, foque no essencial e separe uma parte do seu tempo para realizar, aos poucos, o que é urgente. No planejamento deste blog, o que é essencial? O que é abordado nas provas! Aqui o tempo será investido no que realmente conta, ou seja, o que cai nas provas. Vamos trabalhar com ícones de resumo que sintetizam a principal mensagem do capítulo, facilitando a memorização dos tópicos de maior relevância. Os temas serão escolhidos por afinidade, afinal, é sabido que se aprende mais e melhor o que mais nos interessa! Quando temos interesse por um assunto, o raciocínio é mais claro, e a compreensão tem mais profundidade. ESGOTE O CONHECIMENTO DOS ASSUNTOS. Torne-se um expert! Depois, crie uma estratégia para os temas de menor interesse. Tente observar a relevância dos assuntos e, principalmente se tiverem alto índice de incidência, faça com que se tornem interessantes! Uma dica eficaz é tentar resolver as questões de um tema específico mesmo sem ter estudado o assunto. Você vai sentir que precisa de aprofundar caso ele seja determinante para a sua aprovação. FAÇA ANOTAÇÕES. Anotar facilita a memorização porque o faz repetir o que acabou de ler. Além disso, automaticamente você resume os pontos de maior importância, o que poupa tempo de estudo. Antes de assistir à aula de um tema específico, leia o resumo do capítulo ou suas anotações - ao familiarizar-se com o material antes da aula, o nível de aprendizado é amplamente superior com o mesmo tempo de estudo. Isso também vai otimizar o seu estudo, pois você vai prestar atenção aos itens em que tem mais dificuldade e chegará ao final da aula com um conhecimento mais sólido. Estudar por: Resumos, imagens explicativas, perguntas, vídeos, destaques, leitura de comentários e anotações.

Artéria subclávia

A artéria subclávia é uma das principais artérias do corpo humano, responsável por fornecer sangue para os membros superiores e algumas e...